Instituição

Arquivo, Biblioteca e Museu

Nosso acervo é composto de esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros amealhados ao longo de nossa história, fruto de doações à instituição, que se distribuíam em salas e estantes designadas. A nova proposta de organização concentra livros e documentos nas estantes deslizantes, destina uma sala para pesquisa e trabalho dos bibliotecários e documentalistas; uma sala para museu e uma pequena galeria para exposições temporárias.

Destaques do Acervo

Busto de Manoel Gomes de Medeiros Dantas

Manoel Gomes de Medeiros Dantas (1867-1924). Jornalista, advogado,escritor, fotográfo. Historiador e geográfo. Redator e diretor do jornal A República, conferencista de "Natal daqui há 50 anos". Traduziu o Manifesto Futurista de Marinett em 1909. Registrou e fotografou a Natal do seu tempo. Sócio fundador do IHGRN.

Flores do Graff Zeppellin

Felipe Camarão

O índio Poti, Antônio Felipe Camarão foi batizado pelos jesuítas em 1612, na aldeia do seu pai Camarão Grande, e escolheu Antônio por ser o santo do dia, Felipe em homenagem ao rei de Portugal e Espanha, Felipe IV, e Camarão por ser tradução do seu nome indígena, Poti. Batizado junto ao pai e aos irmãos, casou no dia seguinte com Clara Camarão, que lutou junto a ele.

Coluna Capitolina

Mais do nosso acervo

x

Coluna Capitolina

Coluna com 5,80 metros de altura em mármore cinza, originalmente do Capitólio Romano, oferecida pelo governo italiano em 1931 para celebrar a primeira travessia sobre o Atlântico pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Afixada no cais do porto na Ribeira, posteriormente foi transferida para o IHGRN.