Instituição

Instituto

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande é a mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte, possuindo um dos mais ricos acervos acerca da cultura, geografia e história do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Seu museu está aberto à visitação. Também promove exposições, palestras e outras atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense.

Temporariamente, não está aberto para pesquisa em seus acervos, tendo em vista que o seu acervo passa por processo de manutenção, classificação, catalogação, reorganização e digitalização a fim de, futuramente, dinamizar a consulta e permitir, de forma adequada, a utilização do material para consulta e pesquisa.

Em 1903, passou a publicar a Revista do IHGRN, com textos relativos à história, geografia, genealogia e cultura do Rio Grande do Norte. Além disso, edita plaquetas e livros. Na seção publicações , você encontra alguns dos títulos lançados.

Compreende entre os seus sócios figuras proeminentes do Estado, intelectuais, professores, artistas, jornalistas e profissionais liberais. Suas atividades são sustentadas pelos sócios e por recursos públicos mediante leis de incentivo à cultura e convênios.

x

Coluna Capitolina

Coluna com 5,80 metros de altura em mármore cinza, originalmente do Capitólio Romano, oferecida pelo governo italiano em 1931 para celebrar a primeira travessia sobre o Atlântico pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Afixada no cais do porto na Ribeira, posteriormente foi transferida para o IHGRN.