Instituição

Arquivo, Biblioteca e Museu

Nosso acervo é composto de esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros amealhados ao longo de nossa história, fruto de doações à instituição, que se distribuíam em salas e estantes designadas. A nova proposta de organização concentra livros e documentos nas estantes deslizantes, destina uma sala para pesquisa e trabalho dos bibliotecários e documentalistas; uma sala para museu e uma pequena galeria para exposições temporárias.

Destaques do Acervo

Coluna Capitolina

Trazida a bordo do navio Lanzeroto Mlocello, foi inaugurada em 8 de janeiro de 1931 na esplanada cais do Porto, no bairro da Ribeira, em Natal. Após missa campal celebrada pelo bispo Dom Marcolino Dantas, houve a inauguração com benção do e discursos do general italiano Italo Balbo e do prefeito de Natal, Pedro Dias Guimarães.
Em 1935, o movimento comunista de Natal derrubou a coluna alegando tratar-se de um monumento de um governo fascista. A coluna permaneceu em lugar ignorado até ser reencontrada e novamente erguida na praça João Tibúrcio, depois seguir para a Praça Carlos Gomes, no Baldo. Por fim, foi chantada no largo Vicente de Lemos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, onde hoje se localiza.

Busto de Manoel Gomes de Medeiros Dantas

Felipe Camarão

O índio Poti, Antônio Felipe Camarão foi batizado pelos jesuítas em 1612, na aldeia do seu pai Camarão Grande, e escolheu Antônio por ser o santo do dia, Felipe em homenagem ao rei de Portugal e Espanha, Felipe IV, e Camarão por ser tradução do seu nome indígena, Poti. Batizado junto ao pai e aos irmãos, casou no dia seguinte com Clara Camarão, que lutou junto a ele.

Flores do Graff Zeppellin

Mais do nosso acervo

x

Coluna Capitolina

Coluna com 5,80 metros de altura em mármore cinza, originalmente do Capitólio Romano, oferecida pelo governo italiano em 1931 para celebrar a primeira travessia sobre o Atlântico pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Afixada no cais do porto na Ribeira, posteriormente foi transferida para o IHGRN.